O que é e como funciona o ChatGPT? Perguntas e respostas sobre a inteligência artificial do momento.

ChatGPT

O ChatGPT é a plataforma do momento: uma inteligência artificial que tem causado alvoroço no mundo tecnológico devido à sua capacidade de imitar uma conversa humana com grande exactidão.

Segundo a Wikipedia, “ChatGPT é um protótipo de chatbot de inteligência artificial especializado em diálogo desenvolvido em 2022 pela OpenAI”. O que é exactamente o ChatGPT? Como funciona? O que podemos fazer com ele?

Como o seu nome indica, ChatGPT é um sistema de chat operado por uma inteligência artificial, mais concretamente pelo modelo de linguagem por inteligência artificial GPT-3, desenvolvido pela empresa OpenAI. Por outras palavras, o ChatGPT é um robot virtual com o qual podemos conversar, um ChatBot. Porém, ao contrário dos utilizados por algumas empresas nos serviços de atendimento ao cliente, é capaz de gerar texto de uma forma muito coerente e adaptada a cada contexto, de uma maneira muito semelhante ao que faria um ser humano.

Como funciona o ChatGPT?

O ChatGPT é uma IA concebida para manter conversas e responder a perguntas. Quando fazemos uma pergunta ao ChatGPT, este responde recorrendo a informação obtida através da aplicação de técnicas de aprendizagem automática e processamento de linguagem natural. (Ver: Entrevista ao ChatGPT, a inteligência artificial da moda) Esta aplicação de IA foi treinada para analisar e compreender grandes quantidades de texto e, em seguida, utilizar essa informação para dar respostas coerentes em diversos contextos.

Onde obtém a informação?

A resposta curta é na Internet. No entanto, para sermos mais exactos, o ChatGPT obtém informação nos textos publicados em toda a Internet, desde artigos noticiosos, passando por enciclopédias, livros, páginas web e outros documentos, até ao ano 2021. Isto significa que, apesar de ser capaz de responder a uma grande quantidade de perguntas, o ChatGPT não está actualizado, por isso é muito provável que, se lhe perguntarmos sobre um facto recente, não consiga responder adequadamente e dir-nos-á.

O ChatGPT pode enganar-se?

Como dizíamos, a capacidade de resposta do ChatGPT é limitada e, apesar de ter acesso a uma grande quantidade de dados sob a forma de texto, esta inteligência artificial ainda não sabe distinguir a informação certa da errada. As suas respostas baseiam-se na frequência da associação de palavras nos textos onde procura informação, razão pela qual é provável que, por vezes, dê respostas incompletas ou erróneas.

Como usar o ChatGPT?

O uso do ChatGPT é muito simples e qualquer pessoa pode utilizá-lo pois, neste momento, é gratuito. Basta aceder à página web da aplicação, https://chat.openai.com, criar uma conta e começar a conversar com a Inteligência Artificial.

Para que se pode utilizar o ChatGPT?

Respondendo de uma forma simplista, o ChatGPT é uma espécie de mistura entre o Google e o nosso amigo mais inteligente. Funciona à base de texto, ou seja, de perguntas e pedidos. No entanto, ao contrário de um motor de busca, que fornece uma lista de páginas quando lhe pedimos uma informação, quando perguntamos algo ao ChatGPT obtemos uma resposta de texto bastante coerente e adaptada ao interlocutor.

Perguntas que podemos fazer ao CHATGPT

Podemos perguntar-lhe quase qualquer coisa, incluindo pedir-lhe que explique conceitos ou que dê informação sobre um facto concreto. No entanto, as possibilidades do ChatGPT são tantas quantas a imaginação do utilizador: podemos pedir-lhe artigos, resumos ou que retire as conclusões principais de um texto específico. Na verdade, podemos pedir-lhe qualquer coisa a que o ChatGPT possa responder com texto, desde poemas e canções, passando por traduções ou listas, até linhas de código.

O ChatGPT pode fazer quase tudo aquilo que nos ocorra. Com efeito, o ChatGPT até é capaz de modelar o tom e o registo, para não mencionar o idioma – embora domine mais de 100, podemos dizer que a sua língua materna é o inglês.

Compartilhe:

Posts Relacionados

Estamos online